domingo, 6 de setembro de 2009

Atividade 4 (Unidade 2). Resenha Crítica do Filme: O show de Truman.

O tema central do filme aborda criticamente o espetáculo triste e degradante que é o “programa da vida real” (Reality show), como por exemplo: O Big Brother. Além de um espetáculo muito ruim busca a exposição pejorativa de todos os participantes que por alguns pequenos prêmios expõem suas intimidades internacionalmente, sendo este mesmo objetivo principal do programa televisivo.

Focos unilaterais demonstram ao longo da história que são atitudes inadequadas que podem trazer prejuízos incalculáveis ao ser humano e o maior exemplo disto é o comunismo que travestido de socialismo transformou milhões de pessoas em escravos amordaçados.
Protagonizando o filme temos as brilhantes atuações de Jim Carrey como vendedor de seguros Truman Burbak o ator principal e Ed Harris como Christof diretor do horrendo show de televisão que seqüestra a vida de Truman.
Relação de ética Truman (Jim Carrey) procura agir com muita ética e exemplar postura, afinal de contos a isto foi condicionado desde o seu nascimento; enquanto que do outro lado Christof (Ed Harris) representando a televisão não tem ética alguma.
O relato do filme comparado à realidade é a manipulação que a mídia faz em relação ao telespectador, demonstrado claramente. Exemplos disto estão espalhados por todo filme: A cerveja que o amigo de Truman bebe na ponte e afirma ser a melhor do mundo; o leite e cereais do café da manhã.
A impressão que fica é que além da crítica o filme leva também a mensagem de alerta a este tipo de manipulação com conseqüências incalculáveis para os envolvidos. Truman teve sua vida seqüestrada por trinta anos com prejuízos individuais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Site: http://www.webcine.com.br/filmessi/truman.htm. Data 05/09/2009.
Site: http://www.google.com.br/. Data 05/09/2009.
Site: http://www.adorocinema.com/filmes/show-de-truman/. Data 05/09/2009.
Site oficial: http://www.truman-show.com/. Data 05/09/2009.

Nenhum comentário: