UNIVERSIDADE
DE BRASILIA
UNIVERSIDADE
ABERTA DO BRASIL
CURSO:
FORMAÇÃO EM EAD PARA TUTORES – NÍVEL 2
Daniel
dos Santos Mangueira Leite
Polo
da cidade de Tarauacá no estado do Acre
Qual
o papel do Tutor no retorno (feedback), ao aluno do Ensino à Distância – EaD, das
Atividades e/ou Tarefas do processo de aprendizagem on-line: quais os desafios,
quais os cuidados e quais as possibilidades?
O
retorno da atividade e/ou tarefa ao aluno faz parte de todas as modalidades de
ensino, porém no ensino à distância tem um impacto amplificado, em razão da
principal característica que a falta do face a face, entre: tutor-aluno-tutor-professor;
este fator trás mudanças profundas nestas relações. Muitas informações
realçadas pelas expressões corporais e faciais não acontecem nesta modalidade
de ensino e sua falta pode dificultar, e muito, a comunicação entre todos os
agentes.
No
processo de comunicação do ensino à distância temos que compensar a falta do
face a face com todos os recursos que as novas tecnologias digitais nos
proporcionam, como por exemplo: comunicação através do skype e Hangout que nos
permitem falar e ouvir o outro vendo o rosto da pessoa com quem estamos nos
comunicando através de vídeo.
Além
da possibilidade de comunicação através do vídeo, outras possibilidades como a
comunicação através da escrita tem seu papel revisto e revitalizado, pois a
escrita passa a ter o papel de algum tempo atrás servindo de histórico e
registro de todo o processo envolvente. Os avanços tecnológicos estão trazendo
possibilidades infinitas como pudemos observar no Seminário Educação Tecnologia
com a Professora Suley Scherer: Telas dobráveis da espessura de uma folha de
papel; uso cotidiano do sistema de localização GPS no trânsito integrado a rede
mundial (internet) e tantos outros, se utilizados com metas e objetivos claros
e bem definidos, podem elevar a qualidade de ensino no Brasil e no mundo a uma
condição bem próximo da excelência de forma rápida e eficaz.
Os
cuidados a serem observados destas novidades digitais e tecnológicas devem nos
servir como ferramenta de obtenção da qualidade, afinal máquinas não pensam e a
inteligência artificial é algo que ainda não aconteceu.
O
desafio será, sempre, o de conseguirmos nos atualizar a medida do surgimento
destas inovações o que me parece impossível. A criança e o jovem que já nasceu neste
universo digital têm o domínio facilitado para o uso pleno destas ferramentas tecnológicas.
O nosso desafio enquanto educador é de acompanhar este jovem e através da
comunicação e construção compartilhada, caminharmos todos na direção da
construção do conhecimento coletivo.
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